Fonte: Secom-JP
Uma reunião com o objetivo de discutir os mecanismos para a manutenção da limpeza nas proximidades das barracas da orla marítima de João Pessoa será realizada nesta sexta-feira (25), às 9h, no auditório da Receita Federal. O encontro envolverá o delegado do Patrimônio da União, Sales Dantas, o superintendente da Emlur, Alexandre Urquiza, e os barraqueiros instalados na orla marítima.
Atualmente, existem 80 barracas distribuídas entre as praias do Cabo Branco e Bessa. Dessas, 55 são padronizadas, em ilhas com espaço para bares e vendas de coco. Diariamente, esses estabelecimentos produzem toneladas de lixo e a proposta da Emlur é construir alternativas para que tanto a autarquia quanto os comerciantes sejam diretamente responsáveis pelos resíduos gerados em seus estabelecimentos.
“Entendo que os comerciantes sejam interessados em ter as áreas próximas às suas barracas limpas. Quanto mais limpo estiver ao redor da barraca mais atrativo será para os clientes e para os turistas, que querem pagar por um bom serviço. A nossa meta é deixar esses espaços dentro de um excelente padrão de limpeza. Para isso, precisamos da colaboração dos comerciantes”, explicou o superintendente da Emlur, Alexandre Urquiza.
O superintendente informou que 2.140 contentores de lixo devem ser instalados nos próximos meses em João Pessoa. “Temos um contrato com a empresa terceirizada que prevê a instalação de 2.500 coletores, porém até agora só recebemos 360. Estamos negociando com a Limp Fort para que esses equipamentos sejam entregues à cidade o mais rápido possível”, adiantou Alexandre Urquiza.
Operação Verão – A Emlur vem realizando desde meados de janeiro uma ação intensiva de limpeza na orla marítima de João Pessoa. A operação continua até o final de fevereiro obedecendo ao seguinte cronograma: na noite do domingo, acontece a limpeza geral nas praias com o objetivo de retirar o lixo acumulado durante o dia; e de segunda a domingo, será feita a varrição da areia e imediações por três turmas das 3h da madrugada às 8h, das 8h às 11h e outra das 18h às 22h. A coleta residencial e dos coletores das praias também está sendo feita diariamente no período da manhã e tarde.