Fonte: Portal Correio.com.br
O projeto de revitalização do Rio Jaguaribe, que corta o Bairro de São José, em João Pessoa, deverá ser realizado com recursos do Prodetur II (Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste), coordenado na Paraíba pela economista Zélia Almeida.
A Coordenação Estadual do Prodetur realizou recentemente uma reunião com 30 lideranças comunitárias do entorno do Jardim Botânico, do Vale do Jaguaribe e com a direção do Jardim Botânico para a confirmação dos investimentos públicos planejados para estas duas áreas de João Pessoa.
Ao todo, serão cerca de US$ 8 milhões, que devem ser aplicados para a criação de áreas urbanizadas verdes, acompanhando o vale do Rio Jaguaribe, entre as avenidas Dom Pedro II e Rui Carneiro, e a conclusão da implantação do Jardim Botânico de João Pessoa.
"O projeto prevê a recuperação do Rio Jaguaribe e campanhas para a sua revitalização. Além disso, todo o trecho entre a D. Pedro II e a Rui Carneiro será reordenado. O Prodetur II também inclui projetos de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, incluindo urbanização da área em torno do Rio Sanhauá", disse a coordenadora do projeto, Zélia Almeida.
Um dos pontos de destaque desses projetos é que eles deverão beneficiar uma população de cerca de 30 mil pessoas, que vivem atualmente nessa região.A coordenação do Prodetur também está realizando oficinas de trabalho com os pescadores do Mercado de Peixes de Tambaú e com os proprietários de barracas localizadas na orla marítima da capital.